domingo, 3 de outubro de 2010

Vida, com ou sem Sensatez??

Muitas vezes nos perguntamos: O que é sensatez?

Na verdade é extremamente difícil responder o que é sensatez tendo tantos caminhos a seguir, com tantas dúvidas, com tantas escolhas possíveis pra se fazer em momentos tão curtos e que podem nos refletir para a vida toda. Então nos pomos sempre a frente da questão, “isso é sensato a fazer?isso não é sensato? Mas tudo é tão relativo, algo pode ser sensato a mim, mas pode não ser sensato a outros. Então, na verdade a sensatez, o juízo feito por mim, pode ser tão injusto a outros, esse equilíbrio egoísta de achar que é sensato o que faço, pode ser tão errado a outros. Então tudo se transforma numa grande confusão de significados, paradoxos e antagonismos.

Pensa-se , “quando está triste há uma frase de consolação, o bom disso tudo é saber que tudo isso vai passar”. Porém, é tão ruim ver que as coisas estão passando de uma maneira que não nos agrada. É tão ruim ver que a vida é uma passagem de ida, e só de ida. Onde não existe volta, você pode até tentar concertar o que ouve, mas não vai adiantar, na verdade já passou, o que pode ser feito é tentar de outra maneira. E então fica aquela impressão ou verdade: “eu não me arrependo de nada que eu fiz, a todo momento eu pensei estar sendo sensato”, sim é claro que não se arrepende, pois já está feito. Mas a real é que essa frase só nos consola quando queremos nos defender a faces vivais que estão a nos olhar, que estão a nos analisar, ou até mesmo defender de nossa consciência. Consciência que pesa e dói, com pensamentos de lamentos, “porque eu não fiz diferente”, “porque eu não tentei”, “porque tudo teve que ser assim”, eu deveria ter sido mais sensato..

Pensamentos tolos os nossos, nada disso, porque eu não fiz assim? Porque eu fiz de outra forma e não deixei de fazer, ao menos eu fiz, fui sensato e eu poderia ter sido insensato se tivesse feito de outra forma, ao menos fiz e não deixei que minha vida passasse diante de meus olhos sem fazer nada. Porque eu não tentei? Tolice, claro que tentei, mas eu não percebi, não fui sensato de ver que tentei porem de minha maneira. E porque tudo teve que ser assim? Simplesmente porque eu busquei assim, na vida agente é o que agente quer ser, mesmo que algumas coisas influenciem, se você quiser ser algo você será aquilo. Na vida agente tem o que agente buscar ter, nada vem por mãos dadas, é preciso ser sensato para buscar, sensato para olhar o caminho certo e seguir enfrente a um determinado objetivo.
Será que quem escreveu esse texto tomou uma decisão sensata de começar ele de forma tão confusa, talvez tão sem sentido? Será que foi de sensatez o autor escrevê-lo assim? Não há como saber, muitas vezes o sem sentido, o confuso, é que nos atrai, então, o que se quer mostrar não é a mensagem do passado, se tentou ou se deixou de tentar, se fez dessa ou daquela forma, o que se quer mostrar é que o sensato em nossas vidas é buscar correr atrás daquilo que realmente queremos. Sensatez pode ser uma mistura de sorte, oportunidade e esperteza para agarrar as coisas no momento certo, e quais são os momentos certos para buscar o que se quer? Todos!. Assim, veremos que mesmo a vida sendo só de ida, guardada é claro por más belas lembranças, veremos que podemos ser sensatos de não choramingar o passado e tentar daqui pra frente. O importante é pensar na frase, “tentar daqui pra frente”, pois o primeiro passo para conseguir, é tentar.

A vida é extremamente curta, por isso, devemos ter a sensatez de tentar procurar vivê-la bem, tentar vivê-la de uma forma que não faça nossa consciência lamentar para sempre o porque não ter feito diferente. Sabendo então dessa “brevicidade” da vida, bom seria se fossemos sensatos de deixar de lamentar e procurar viver. Do passado só lembrar, mas não lamentar, o presente simplesmente viver com a frase “tentar com fé daqui pra frente”, e o futuro, sejamos sensatos de não pensarmos que ele será perfeitamente como agente quis, pois imprevistos acontecem, pois ele é incerto, mas podemos ter a sensatez de procurar fazer hoje no presente, algo que possa dar carta livre para que nosso pensamento futuro seja: “ eu fui sensato de viver a vida intensamente e construí uma bela História.

Escrito Por"":Wendel Barreto  ,  Edição"":Danilo Resque

Nenhum comentário:

Postar um comentário